SERVIÇOS
PSICOLOGIA CLÍNICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PERTURBAÇÕES DA ANSIEDADE
A ansiedade é uma emoção experienciada por todas as pessoas, crianças e adultos, desencadeadora de respostas fisiológicas, emocionais e comportamentais que modulam o comportamento e, consequentemente o desempenho social, pessoal e profissional/ académico das pessoas.
A ansiedade é conceptualizada como a representação mental da ameaça, e a manifestação da ameaça é o medo, emoção que assume a função principal de proteção: quando temos medo evitamos determinadas situações.
A génese do Medo pode ser desencadeada através (1) da experiência direta a um estímulo real e que, através do condicionamento a pessoa fica “presa” a uma resposta de defesa; (2) pode surgir também através de experiência indireta em que a aprendizagem vicariante é responsável pelo despoletar do sentimento.
Portanto, o facto da criança sentir medo, por si só não é um problema. Ele passa a existir quando este sentimento passa a condicionar a vida da criança. Assim, aos 2 anos é natural a criança sentir um medo intenso de se afastar dos pais ou de alturas; aos 3 anos de ter medo do escuro e aos 6 de fenómenos naturais como trovoada, ... Já passa a ser um problema quando a criança tem 10 anos e não consegue dormir sem os pais e portanto, não dorme em casa de outros; ou, aos 12 anos não quer sair à noite, mesmo na companhia dos pais por se sentir demasiado inseguro.
Alguns sinais de alarme a ter em conta para procurar ajuda:
- A criança é muito preocupada? Consigo mesmo e com outros?
- Quando pensa ou sabe que se vai afastar dos pais fica muito nervosa, ficando mal-disposta? Já se recusou a ir à escola? E quando vai não sente prazer em estar com os colegas?
- A criança sente-se mal nas festas de anos, festas da escola e noutras situações sociais? Sente grande inibição mesmo com os colegas da escola?
- Tem um medo especifico em que ao ser exposta a ele perde o controlo?
- A criança viveu alguma experiência em que a partir daí “nunca mais foi a mesma”, passando a manifestar episódios de tristeza, choro fácil, alterações no sono?
A Children’s World desenvolveu um protocolo de avaliação e de intervenção em que se averigua as capacidades de gestão da ansiedade da criança com vista à definição de objetivos que visem a criança ultrapassar os seus medos e potenciar as suas capacidades. Fale connosco.
VEJA TAMBÉM
- » PEDIATRIA DO DESENVOLVIMENTO
- » PSICOLOGIA CLÍNICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- » PSICOLOGIA DO ADULTO
- » TERAPIA DA FALA
- » PSICOMOTRICIDADE
- » AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
- » AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
- » MEDITAÇÃO
- » NUTRIÇÃO
- » ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
- » INTERVENÇÃO PRECOCE
- » FORMAÇÃO À MEDIDA
- » INTERVENÇÃO EM GRUPO